Registre-se agora de graça
Notícias atualizadas & Estatísticas dos times
Leia até 1000 análises por mês.
Acesso direto após registro grátis.
Stefan Ugljevarevic / Shutterstock.com
Ronaldo e o mistério da final da Copa do Mundo de 1998
Final da Copa do Mundo de 1998: A França, anfitriã, em um confronto com o Brasil, favorito do torneio. Em uma equipe recheada de estrelas, Ronaldo foi o melhor jogador brasileiro. Seu objetivo: ajudar seu time a vencer os 90 minutos restantes da Copa e também ganhar a Chuteira de Ouro, como artilheiro. No entanto, houve uma grande surpresa: o nome de Ronaldo estava fora da escalação.

Especulações começaram a surgir instantaneamente de forma selvagem. A mídia tentou desesperadamente descobrir por qual razão o melhor jogador do mundo perderia o maior jogo de sua carreira. Havia rumores de que sua lesão no joelho havia piorado e, mais preocupante, que ele havia sofrido uma convulsão. Mas de repente, pouco antes do início do jogo, uma nova lista de escalação apareceu - desta vez, o número 9 foi listado. No entanto, o atacante foi incapaz de repetir suas apresentações anteriores no torneio e a França venceu por 3 a 0.

O que realmente aconteceu naquele dia ainda não está claro hoje. No dia da grande final, Ronaldo sofreu um ataque severo no hotel da equipe após o almoço. Todo o seu corpo se contraiu pesadamente e ele começou a espumar pela boca. Roberto Carlos gritou por socorro, seguido por seus companheiros de equipe Edmundo e César Sampaio que invadiram a sala. Quando a equipe médica chegou, Ronaldo adormeceu. Dizem que o médico da equipe Toledo chorou quando saiu da sala - ele pensou que a situação era muito grave. Quando Ronaldo acordou, nenhum de seus colegas de equipe contou o que havia acontecido.

Mas Ronaldo parecia preocupado depois que se levantou, Toledo explicou a situação e solicitou alguns exames médicos. Assim que se verificou que resultados dos testes foram positivos, Ronaldo foi chamado de volta à equipe, apesar do protesto de alguns colegas de equipe.

A teoria da conspiração mais comum é que um patrocinador forçou a escalação de Ronaldo. Alguns alegaram que havia uma cláusula no contrato e que o Brasil era obrigado a deixar Ronaldo jogar. Outra teoria é que o incidente foi resultado de um estresse severo ou de uma doença que Ronaldo manteve em segredo por toda a vida.

Até hoje, os detalhes sobre Ronaldo e a final da Copa do Mundo de 1998 ainda não estão claros. É possível que apenas o lendário número 9 saiba o que realmente aconteceu.